Listas

5 importantes informações sobre o Shazam

Shazam é um dos personagens da DC Comics mais famosos. Sua legião de fãs é extrema e desde o anúncio de uma possível produção nos cinemas, os fãs têm cada vez mais buscado informações sobre o personagem.

Separamos 5 informações importantes sobre a origem do personagem que você precisa conhecer.

Shazam já se chamou Capitão Marvel

Criado por C. C. Beck e Bill Parker, o personagem fez sua primeira aparição na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940. Shazam primeiramente foi apresentado como Capitão Marvel, publicado pela Fawcett Comics até 1951, quando entrou em crise e vendeu os direitos do personagem para a Charlton Comics, que posteriormente licenciou para a National Comics (DC Comics).

Em dezembro de 1967, Stan Lee, cria o Capitão Marvel, fazendo sua primeira aparição na revista Marvel Super-Heroes #12, que serviria de teste para uma possível revista solo. A publicação do novo Capitão Marvel pela Marvel Comics nos anos 60 fez tanto sucesso, que a DC Comics resolveu trazer de volta o personagem original em 1972. Desta vez, o personagem não poderia mais ser publicado com o nome Capitão Marvel, devido as publicações de sua principal concorrente no mercado americano.

A DC, muda o nome do personagem para Shazam, mas ainda referia-se internamente ao personagem como Capitão Marvel.

SHAZAM é um acrônimo que explica os poderes do personagem

Quando Billy Batson pronuncia a palavra SHAZAM, ele está invocando os poderes de seis deuses antigos: Salomão (Sabedoria), Hércules (Força), Atlas (Resistência), Zeus (Poder), Aquiles (Coragem) e Mercúrio (Velociade).

Acrônimo, é explicado por uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de outras palavras.

Adão Negro surgiu nos quadrinhos em 1945

Adão Negro, um dos mais importantes inimigos do personagem, surgiu cinco anos após a primeira aparição do herói nos quadrinhos. Sua primeira aparição aconteceu na revista The Marvel Family #1, em dezembro de 1945.

O personagem foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda no Egito Antigo. Teth Adam (Adão Negro), acabou se deixando ser seduzido pelo poder que recebeu e acaba exilado em outra dimensão pelo Mago Shazam.

O primeiro inimigo de Shazam, chama-se Dr. Silvana

Dr. Silvana, foi o primeiro inimigo do Shazam nos quadrinhos, ainda como Capitão Marvel. Sua primeira aparição aconteceu na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940, criado por C. C. Beck e Bill Parker. Ao longo dos anos, o personagem foi reformulado assim como Shazam, mas ainda é lembrado pelos fãs.

Criador do Suspendium, um elemento capaz de colocar qualquer herói em animação suspensa. A invenção do personagem, foi utilizado como explicação da DC Comics para o personagem nunca ter envelhecido desde suas estreia.

Família Marvel

Ao longo dos 75 anos de sua história, o personagem ganhou uma família de personagens com superpoderes como o seu: Capitão Marvel Jr., Mary Marvel, Tio Marvel e os Tenentes Marvel.

Leia mais sobre Shazam