Quadrinhos

Antologia Vampiro Americano | Crítica

Vampiro Americano é um personagem dos quadrinhos, cujas publicações são realizadas pelo selo Vertigo da DC Comics. A primeira publicação realizada pela editora foi em março de 2010 e desde então o personagem tem figurado entre as principais publicações do selo adulto da editora. Lançado em maio de 2014, a revista Antologia Vampiro Americano, reúne histórias do personagem por diversas partes do mundo.

A edição publicada pela editora Panini no Brasil reúne grandes roteiristas e desenhistas de quadrinhos em dez excelentes histórias. The Man Come Around – Parte 01 conta com roteiro de Scott Snyder e arte de Rafael Albuquerque, A Colônia Perdida conta com roteiro de Jason Aaron e arte de Declan Shalvey, Kansas Sangrento conta com roteiro de Rafael Albuquerque e arte de Ivo Milazzo, Vampiro Canadense conta com roteiro de Jeff Lemire e arte de Ray Fawkes, Ouro e Maldição conta com roteiro e arte de Becky Cloonan, Os Produtores conta com roteiro e arte de Francesco Francavilla, A Essência da Vida conta com roteiro de Gail Simone e arte de Tula Lotay, Noite Passada conta com roteiro e arte de Gabriel Bá e Fábio Moon, Portland, 1940 conta com roteiro de Greg Rucka e arte de JP Leon e The Man Comes Around – Parte 02 conta com roteiro de Scott Snyder e arte de Rafael Alburquerque, completam o mix da primeira edição.

A principal vantagem em publicações de antologias é que sempre boas histórias surgem desta reunião descompromissada com a linha do tempo atual dos quadrinhos. As histórias publicadas na revista ao longo de suas 76 páginas demonstram a liberdade editorial em que as equipes criativas do selo Vertigo possuem. Esse certamente é o grande ponto positivo.

A publicação se passa em diversos lugares dos Estados Unidos e sempre protagonizada por Skinner Sweet, o Vampiro Americano. Algumas histórias possuem um tom mais sombrio, mas em alguns os desfechos são espetaculares, é impressionante como em cinco ou seis páginas de histórias as publicações conseguem sustentar suas histórias provando ter começo, meio e fim.

Com diversos artistas convidados para cuidarem da arte da publicação, a antologia também pode ser vista com diferentes pontos de vistas, uma vez que cada desenhista imprime para o seu trabalho, as características do protagonista, o Vampiro Americano. O personagem não perde sua essência, mas é possível conhece-lo por diferentes pontos de vistas. Isso apenas é possível graças aos roteiros que são extremamente precisos para contar cada aventura do Vampiro Americano.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Antologia Vampiro Americano #1
Editora: Panini
Roteiro: Scott Snyder, Jason Aaron, Rafael Albuquerque, Jeff Lemire, Becky Cloonan, Francesco Francavilla, Gail Simone, Gabriel Bá, Fábio Moon e Greg Rucka
Arte: Rafael Albuquerque, Declan Shalvey, Ivo Milazzo, Ray Fawkes, Becky Cloonan, Francesco Francavilla, Tula Lotay, Gabriel Bá, Fábio Moon e JP Leon
Criadores: Scott Snyder e Rafael Albuquerque
Sinopse: O mundo de VAMPIRO AMERICANO é grande e sangrento. Existem tantas histórias a contar, tantos arcos grandes, que decidimos que uma antologia seria o lugar perfeito para contar as histórias pequenas, os contos “perdidos”, as peças faltantes. E pensamos que seria ainda mais interessante se perguntássemos a alguns dos melhores e mais brilhantes quadrinistas se eles tinham alguma coisa a dizer sobre os personagens e seu mundo. A resposta foi incrível.
Lançamento: Maio/2014
Valor: R$ 7,50

Leia mais sobre Vampiro Americano