Cinema

Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas | Crítica

Com direção de Sam Liu, roteiro de Bruce Timm e Jim Krieg, a Warner Animation lançou o esperado Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas. O filme desde seu anúncio, era esperado com certa apreensão pelo público, pois nunca imaginou-se uma produção unindo os dois personagens e ainda trabalhando no mesmo time.

A animação reúne poucos personagens para contar sua história. Nele há aparição do Batman, Asa Noturna, Arlequina, Hera Venenosa e Homem Florônico. Na trama os vilões Hera Venenosa é Homem Florônico unem forças em um plano para transformar as pessoas em plantas e caberá ao Batman e Asa Noturna, com a ajuda de Arlequina parar o plano dos vilões.

A grande inspiração do filme animado está no design da série Batman: The Animated Series, o que é um grande acerto um tânto quanto nostálgico. A escalação de Bruce Timm para escrever o roteiro juntamente com Jim Krieg agrega na composição da trama, bem como no desenvolvimento dos diálogos dos personagens.

Ainda que acerte em aspectos relevantes, como: roteiro e design, Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas perde algumas oportunidades no conjunto da obra. Um dos exemplos está na relação piegas entre Arlequina, Batman e Asa Noturna, com um destes personagens há uma insinuação de cena de sexo, mas todo o enredo entorno desta cena é pouco relevante, mostrando-se uma tentativa frustrada.

Com cenas clichês, Arlequina está muito bem no filme, há um introdução para a personagem ser levada ao plot que é desenvolvido em boa parte do filme. Difícil imaginar que uma personagem com tamanho desequilíbrio possa estabelecer-se de forma tão convincente. O roteiro contribui em diversos desses momentos da personagem.

De modo geral, Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas é uma história despretensiosa e que dá certo, mesmo com alguns erros gritantes e cenas desnecessárias. Entre os problemas estão os vilões que tem pouca consciência de sua importância, não executando de fato toda sua potencialidade.

O vigésimo nono filme do Universo Animado da DC poderia entregar um pouco mais… Nesse quesito, com tantos pontos positivos, Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas entrega mais do mesmo, após momentos de entregar as melhores produções animadas do mercado, mas de fato não deixa de ser um bom entretenimento.

Nota: ✩✩✩

Título: Batman e Arlequina – Pancadas e Risadas
Título Original: Batman and Harley Quinn
Estúdio: Warner Bros. Animation
Lançamento: 14 de Agosto de 2017
Elenco: Kevin Conroy, Melissa Rauch, Loren Lester, Paget Brewster, Kevin Michael Richardson, John DiMaggio e Bruce Timm
Duração: 1h11min
Direção: Sam Liu
Roteiro: Bruce Timm e Jim Krieg

Leia mais sobre DC Comics