Livros

Bruxas – Laços de Magia, de Tiffany Calligaris | Resenha

Lançado pela Editora Planeta de Livros no Brasil, através do selo Outro Planeta, Bruxas – Laços de Magia é o primeiro livro de uma série escrita por Tiffany Calligaris. O primeiro livro tem o objetivo de apresentar todo o universo fantástico criado pela autora, mas ainda estabelecer uma ligação com franquias que fizeram (e ainda faz…) muito sucesso com o público juvenil, Harry Potter e Crepúsculo.

Madison Ashford é uma jovem que acaba de se mudar para um apartamento com sua amiga, Lucy Darlin. Ambas iniciaram o segundo na Universidade Van Tassel, em Boston, Massachusetts. Esse novo ano não traria consigo apenas a mudança de ambiente, como também uma nova dinâmica na vida da personagem. Representada como uma garota descobrindo as primeiras emoções da vida, Madison não possui uma grande característica enquanto protagonista da trama. Objetivo ou não da autora, ela consegue dar um tom mais realista à sua protagonista, mesmo em um livro de fantasia.

A chegada de um misterioso garoto acaba fazendo com que a personagem seja de fato colocada no eixo central da trama do livro, pois até então apenas conhecemos um pouco de cada personagem e como eles interagem até então. Michael Darmoon desperta a atenção de Madison de forma sobrenatural, mas por ironia do texto da autora, a protagonista ainda não conhece parte do que a espera ao longo de 320 páginas.

Tiffany Calligaris estrutura todo o plot de seus personagens baseada em franquias de sucesso, como Harry Potter e Crepúsculo. É importante lembrar que existem outras referências, mas que não pesam tanto na trama do livro. Essas referências são benéficas ao desenvolvimento dos personagens, uma vez que a autora não transforma seu livro em uma cópia destas franquias, mas dá uma lição de como buscar referências/inspirações para se contar uma nova história. Não sendo fã destas franquias, a leitura é indicada assim mesmo, pois o livro segue caminhos diferentes, interessantes e estruturados.

É importante lembrar que Bruxas – Laços de Magia é uma leitura ágil e sem grandes percalços nos caminhos. A escrita da autora é fluida, o que deixa a leitura com os elementos citados anteriormente. É um livro que surpreende pela riqueza das cenas e construção de seus personagens, já que um grande problema de tramas como certo nível de complexidade é explorar os protagonistas, mas fazer com que seus coadjuvantes sejam tão importantes à trama, quanto os principais.

Explorando o universo das bruxas, segredos e a exploração das lendas que envolvem Salem, são bem exploradas e estruturadas ao longo do livro. Se encaixando no gênero fantasia, o livro passeia por outros gêneros, principalmente: romance, suspense e ação. Essa polivalência da trama em passear por tantos gêneros atraem um público que dificilmente chegariam até ele, antes de muita pesquisa sobre o que fato o mesmo se trata.

A autora consegue entrar um livro interessante que reúne atributos indispensáveis para fãs de histórias que envolvam bruxas e Cia. Ainda que focado em um público juvenil, Bruxas – Laços de Magia não deve ser ignorado por leitores mais experientes, é certamente uma boa opção de leitura, entregando personagens fortes, bens construídos e com um texto, que no final ficará apenas uma pergunta: – As bruxas realmente existem?

Nota: ✩✩✩

Título: Bruxas – Laços de Magia
Editora: Planeta (Selo Outro Planeta)
Título Original: Witches: Lazos de Magia
Autora: Tiffany Calligaris
Tradução: Isabela Garcia
Capa: Brochura
Valor: R$ 39,90
Quantidade de Páginas: 320
Sinopse: O livro acompanha o dia a dia da universitária Madison Ashford, que cursa Design Gráfico na Universidade Van Tassel, em Boston. Ela está no segundo ano e divide um pequeno apartamento com sua melhor amiga, Lucy. Madison namora Derek, atleta da instituição, mas, quando o misterioso e atraente Michael Darmoon inicia seu curso em sua classe, ela se sente estranhamente atraída por ele. Na mesma época em que Michael e suas exóticas primas, todos nascidos em Salem (a terra das bruxas), se mudam para Boston, situações bizarras começam a ocorrer no campus e Madison acaba sendo alvo de alguns desses acontecimentos.

Livro cedido para Resenha pela Editora Planeta.

Leia mais sobre Livros