Séries de TV

Desventuras em Série | Episódios 1 e 2 – Mau Começo | 1ª Temporada

Chegou a Netflix recentemente a adaptação dos quatro primeiros livros da série Desventuras em Série, publicada entre 1999 e . A adaptação realizada pelo serviço de streammig é resultado de um trabalho primoroso, desde roteiro à escolha do elenco. A primeira temporada adaptará os livros Mau Começo (1999), A Sala dos Répteis (1999), O Lago das Sanguessugas (2000) e Serraria Baixo Astral (2000). Serão dois episódios dedicados à cada um dos livros neste primeiro ano. A temporada completa terão 8 episódios. A série chega para conquistar três tipos de telespectadores: primeiro, os descontentes com o filme estrelado por Jim Carrey em 2004, alvo de críticas, segundo os fãs da série de livros (são 13 no total) e por último aqueles que pouco sabem da história dos livros e tão pouco do filme de 2004.

Os dois primeiros episódios narram exatamente o início da jornada dos irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny. Tudo começa quando um incêndio acontece na casa das crianças e supostamente seus pais foram mortos neste incêndio. Em pouco mais de 1h40min os episódios iniciam e finalizam um arco muito bem amarrado e que finalmente faz jus a obra de Daniel Handler.

O primeiro ponto forte da série está na escalação do elenco, isso é definitivamente reflexo da liberdade criativa que as séries em serviço de streamming acaba tendo como ponto positivo em relação às adaptações na TV. Violet Baudelaire (Malina Weissman) é uma jovem com dom para as invenções, retratada como uma garota forte que mesmo no momento difícil sabe lidar de forma adequada mediante os problemas. Klaus Baudelaire (Louis Hynes) mostra perfeita sintonia com sua irmã, mas está mais ligado aos livros e demonstra paixão por boas leituras. Sr. Arthur Poe (K. Todd Freeman) é o alívio cômico da série em muitos momentos, o responsável para que o Testamento da Família Baudelaire seja seguido a risca, o bancário é peça chave em algumas cenas e sabe corresponder com maestria. O terrível Conde Olaf (Neil Patrick Harris) é o parente mais próximo das crianças e que inicialmente será responsável por elas até que Violet (a filha mais velha) complete a maioridade e assim possam ter acesso à fortuna de seus pais. O ‘vilão’ destes dois episódios está em uma linha tênue da comédia e terror. Essa combinação faz muito bem para o desenrolar dos episódios. Temos ainda dois personagens destaques a Juíza Strauss (Joan Cusack) e certamente é uma das mais cativantes personagens ligadas ao eixo central dos episódios, a atriz faz uma atuação brilhante, mesmo tendo um personagem tão caricato em mãos, e por último o narrador Lemony Snicket (Patrick Warburton), onde na verdade é o pseudônimo do autor da série de livros, Daniel Handler, que há todo momento nos pede para não acompanhar a história, servindo como um convidativo a acompanhar os episódios, pois a tática funciona como uma psicologia reversa.

Os cenários produzidos e toda a ambientação da série são excelentes e convidativos, há uma clara referência aos filmes de Tim Burton. Cenários com cores fortes e vibrantes que tornam toda a série inspiradora.

Sobre o plot dos episódios, tudo começa quando os pais dos jovens Baudelaire sofrem um atentando, perdendo sua casa e os três órfãos precisam ficar sob a tutela do parente mais próximo, o Conde Olaf. Os irmãos precisam de toda a sorte para sobreviver às falcatruas do excelente vilão interpretado pelo ator Neil Patrick Harris. Dono de Companhia de Teatro falida, ele e seus comparsas elaboram uma peça teatral (O Casamento Maravilhoso) para usufruir da herança da família mais cedo do que o esperado. Os dois episódios conversam bem entre si,o que torna o desfecho favorável ao telespectador.

De forma geral, Mau Começo é um episódio duplo que entrega uma excelente história com um nível ainda mais alto, pois tudo está em perfeito alinhamento: roteiros, cenários, elenco e direção. Fãs de séries certamente começarão o ano com o pé direito se depender da Netflix com Desventuras em Série.

Nota: ✩✩✩✩✩

Título: Desventuras em Série
Título Original: Series of Unfortunate Events
Episódios: Episódios 1 e 2 – Mau Começo
Exibição: Netflix
Lançamento: 13 de Janeiro de 2017
Elenco: Malina Weissman, Louis Hynes, Neil Patrick Harris, Patrick Warburton, Joan Cusack, K. Todd Freeman, Usman Ally, e outros.
Direção: Barry Sonnenfeld

Para comprar o primeiro livro de Desventuras em Série, Mau Começo, Clique Aqui!
Para adquirir o BOX Desventuras em Série, Clique Aqui!

Leia mais sobre Desventuras em Série