Séries de TV

Desventuras em Série | Episódios 5 e 6 – O Lago das Sanguessugas | 1ª Temporada

O Lago das Sanguessugas compreende aos episódios 5 e 6 da primeira temporada de Desventuras em Série. O duplo episódio adapta o livro publicado em 2000, O Lago das Sanguessugas. Novamente os irmãos Baudelaire vão viver uma desventura (trocadilho). Segundo o mesmo padrão dos outros episódios tudo começa quando os Violet, Klaus e Sunny precisam se encontram com seu novo Tutor, que desta vez será Josephine Anwhistle. Interpretada pela atriz Alfre Woodard a personagem é bem desenvolvida pela atriz. Nestes episódios a história é encaminhada para uma direção, em que os resultados não são tão assertivos quanto os quatro primeiros episódios.

Desventuras em Série, mesmo apresentado seus primeiros erros e tornando os episódios cansativos ainda é a melhor estreia de 2017 (até agora). Cenários continuam mostrando sua força e o elenco desta vez conta com restritas novidades. Diferentemente da sensação causada pelo Tio Monty (A Sala dos Répteis, a nova tutora acaba sendo um reflexo de toda a bagunça que é a sua vida. Mesmo escalando uma atriz de ótimo nível para interpretar a personagem, o roteiro falhou no tom da personagem, deixando-a caricata ao extremo. Isso levanta uma discussão, a série é repleta de personagens caricatos, mas o tom em si que a personagem atinge, não soa bem.

A interação da Tia Josephine com os irmãos Baudelaire não são bem construídas. Novamente temos a entrada do Conde Olaf com um novo personagem, mais uma vez Neil Patrick Harris precisa ser reconhecido pelo seu talento de imprimir uma nova característica dentro de mais um vilão interpretado por ele. O ator sabe mesclar muito bem os dois personagens Conde Olaf e Capitão Julio Sham.

A história deste episódio vai girar mais uma vez na tentativa do Capitão Julio Sham /Conde Olaf e sua trupe de teatro (sem talento) em ter acesso à fortuna dos Baudelaire. Desta vez ele usará todo o seu charme para atrair Josephine em um dos seus planos. Essa interação dos personagens não é bem apresentada ao telespectador da série. Aqueles que ainda não leram os livros precisam entender de fato como e o que acontece quando eles se conhecem e o que levou a isto. O roteiro resolve esse impasse apenas apresentando o final, onde há aquela velha necessidade de recorrer à cenas de flash-back. O excesso delas acaba deixando os episódios cansativos. O objetivo de Violet, Klaus e Sunny em buscar as respostas com sua Tia acaba não sendo alcançado.

O Lago das Sanguessugas apresenta um cenário mais sombrio, ainda que o tom da série siga por esse caminho mesclando a comédia, em ambos os episódios fica mais claro a intenção dos roteiristas da série em unir os dois gêneros. Por um lado funciona, mas por outro deixa os episódios cansativos.

O desfecho do episódio serve como uma ligação para os dois últimos episódios da primeira temporada, Serraria Baixo Astral. É importante lembrar que novamente o Sr. Poe roubou a cena, suas interações com todo o elenco é parte do alívio cômico da temporada. O personagem sempre tem uma boa frase e sua forma caricata de agir em todas as situações é um importante diferencial.

Os episódios 5 e 6 (O Lago das Sanguessugas) representa uma pequena no rendimento da série. A história necessária para avançar com a série acaba não agradando tanto quanto os quatro primeiros episódios (Mau Começo e A Sala dos Répteis), mas nada que o impeça de prosseguir. Não ceda aos pedidos de Lemony Snicket.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Desventuras em Série
Título Original: Series of Unfortunate Events
Episódios: Episódios 5 e 6 – O Lago das Sanguessugas
Exibição: Netflix
Lançamento: 13 de Janeiro de 2017
Elenco: Malina Weissman, Louis Hynes, Neil Patrick Harris, Patrick Warburton, Joan Cusack, K. Todd Freeman, Usman Ally, e outros.
Direção: Barry Sonnenfeld

Para comprar o terceiro livro de Desventuras em Série, O Lago das Sanguessugas, Clique Aqui!
Para adquirir o BOX Desventuras em Série, Clique Aqui!

Leia mais sobre Desventuras em Série