Livros

Dexter no Escuro, de Jeff Lindsay | Resenha

Em seu terceiro livro, Dexter retorna mais um confronto com assassinatos peculiares em Miami. Os livros até aqui sempre priorizaram a construção do personagem para os novos leitores e para aqueles que não conheciam sua adaptação na TV. A ousadia de Jeff Lindsay, acaba resultando em uma história relativamente inferior do que as anteriores, mas o resultado final e a construção dos personagens continua sendo uma peça chave dos livros, principalmente em Dexter no Escuro.

Dexter desta vez está enfrentando um serial killer que carboniza os corpos de sua vítima, deixando-as com um pé descalço e decapitado. Esse modus operandi deste novo encalço de Dexter acaba intrigando ainda mais o personagem, já que é na assinatura de cada assassinato que o protagonista se vê interligado com o caso.

Propositalmente ou não, o livro segue uma linha não abordada nos anteriores, o que nos leva há um questionamento que certamente foi pensando pelo autor: – será que o público alvo do livro, irá gostar? Dexter no Escuro, em poucas palavras não teve medo de ousar, a narrativa segue uma outra linha, os personagens ainda que bem desenvolvidos seguem alguns caminhos controversos. No resultado geral, não há uma queda de qualidade, apenas um estranhamento do leitor com a condução da história. O que muitos podem considerar como algo negativo, contribui para o revigoramento de toda trama.

Esse é o grande ponto crítico do livro. Uma nova abordagem nesta altura do campeonato, funcionaria conforme planejado? Em diversos aspectos sim, em outros faltou um algo há mais. Dexter continua usando sua mascara com todos que estão próximos, ele ainda com a ajuda de sua irmã, Deborah, para investigar o paradeiro deste novo criminoso. Há alguns absurdos na trama, como o desenvolvimento de quase um epílogo para conhecermos em separado Dexter e sua consciência. Algo que não atinge o resultado esperado, tornando essa trama mal desenvolvida. Havendo alguns absurdos que ultrapassam os limites da imaginação.

Com um protagonista forte, acompanhado de bons personagens secundários, o terceiro livro da saga de Dexter, torná-lo o serial killer mais amado dos livros, uma vez que o personagem ainda que opte por decisões erradas tenha uma grande parte de seu público fiel. A experiência do leitor ao final do livro é inferior às anteriores, mas nada que prejudique a vontade de continuar lendo ainda mais sobre esse universo criado por Jeff Lindsay.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Dexter no Escuro
Título Original: Dexter in the Dark
Editora: Planeta
Autor: Jeff Lindsay
Capa: Brochura
Valor: R$ 44,90
Tradução: Cassius Medauar
Quantidade de Páginas: 288
Sinopse: Uma nova onda de assassinatos volta a perturbar a população de Miami. Os corpos são encontrados carbonizados, sempre com um pé descalço e decapitados. É assim que o mais novo serial killer da cidade consegue provocar Dexter. Porém, desta vez, o investigador terá que desvendar esse mistério sozinho. Aquela voz sussurrante que lhe inspira e dá ânimo desaparece, deixando-o no escuro.

Livro cedido para Resenha pela Editora Planeta.

Leia mais sobre Dexter