Especiais

Especial | Shazam (DC Comics)

Criado por C. C. Beck e Bill Parker, o personagem fez sua primeira aparição na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940.

Fawcett Comics, era uma importante editora de quadrinhos, nos anos 40, na conhecida Era de Ouro dos Quadrinhos, época em que os mais importantes personagens dos quadrinhos foram criados e se mantiveram na ativa até hoje. O personagem mais famoso da editora, era o Capitão Marvel (Shazam), um jovem garoto chamado Billy Batson, que ganhava poderes ao pronunciar a palavra SHAZAM!. A editora ainda contava com personagens, como: Capitão Meia-Noite, Íbis, O Invencível, Homem-Bala e Mulher-Bala, entre outros. A empresa foi processada em 1941, pela National Comics (DC Comics) devido as grandes semelhanças com o Superman. Em 1951, após uma década de brigas judiciais, a Fawcett passou por uma crise, encerrando suas atividades e vendendo grande parte de seus personagens à Charlton Comics. Em 1972, a DC Comics demostra interesse pelo Capitão Marvel licenciando seus direitos e em 1980, compra os direitos do universo relacionado ao personagem.

Com o personagem afastado das publicações desde o encerramento das atividades da Fawcett Comics, uma nova editora chamada Marvel surgiu no mercado, apresentando diversos personagens que fariam um grande sucesso e a DC Comics ganharia uma concorrente de peso no mercado. Em dezembro de 1967, Stan Lee, cria o Capitão Marvel, fazendo sua primeira aparição na revista Marvel Super-Heroes #12, que serviria de teste para uma possível revista solo. E não é que o personagem fez tanto sucesso que acabou ganhando uma revista solo.

A publicação do novo Capitão Marvel pela Marvel Comics nos anos 60 fez tanto sucesso, que a DC Comics resolveu trazer de volta o personagem original em 1972. Desta vez, o personagem não poderia mais ser publicado com o nome Capitão Marvel, devido as publicações de sua principal concorrente no mercado americano.

A DC, muda o nome do personagem para Shazam, mas ainda referia-se internamente ao personagem como Capitão Marvel. Ainda nos anos setenta, o personagem inspirou uma série de TV, estrelada pelo ator Tom Tyler, que durou três temporadas, com 28 episódios, exibia pela CBS. A série foi exibida nos anos 80 no Brasil pelo SBT.

A origem do personagem foi revelada durante a publicação da revista World’s Finest Comics #262, em maio de 1980. Um jovem pastor de Canaã há 5000 anos, passa a ganhar poderes a pronunciar a palavra VLAREM, um anagrama da palavra MARVEL, posteriormente alterada para SHAZAM.

Jebediah de Canaã, reclama aos deuses após retornar para sua aldeia e encontrar sua família e amigos mortos por saqueadores. Neste momento, ele faz um pacto com os deuses para representá-los na Terra e combater o mal. Os poderes de Shazam, são: a Força de Hércules, Sabedoria de Salomão, Velocidade do Mercúrio, Poder de Zeus, Coragem de Aquiles e Resistência de Atlas. Sendo conhecido como o Campeão, nas terras mesopotâmicas. Em 2011, após promover o reboot dos Novos 52, o personagem ganhou uma nova origem e tudo que conhecemos da cronologia do personagem foi apagada. O personagem não é mais mencionado como Capitão Marvel e sim Shazam.

No reboot, Billy Batson é um órfão que é um verdadeiro garoto problema. Vive em pé de guerra com todos em seu orfanato, já que todas as famílias o recusam, devido ao seu temperamento. Um novo casal surge para adotar Billy. Ao chegar em sua nova casa se deparar com seus novos irmãos, que também eram órfãos e foram adotados por esse casal. No começo o convívio é difícil, pois Billy Batson é um garoto difícil que não quer criar laços com ninguém, assim chegando a soar um tanto egoísta estúpido, quando seus novos irmãos tentam uma aproximação. mas aos poucos, as coisas vão se acertando, e pequenos laços vão começando a serem feitos.

10 maiores inimigos do Shazam

4 leituras obrigatórias do Shazam para leitores de quadrinhos

5 informações sobre o Shazam que você precisa saber

Saiba mais sobre o personagem | Shazam

Leia mais sobre Shazam