Conecte-se conosco

Artigos

Ícone dos Quadrinhos | Alan Moore

Publicado

em

Nasceu em 18 de novembro de 1953, em Northampton na Inglaterra. Com pouco mais de 200.000 habitantes, a cidade é a 22ª cidade mais populosa da Inglaterra. Northampton, abriga não apenas um dos maiores gênios das histórias em quadrinhos, mas também outros ilustres artistas, como: William Alwyn, o compositor de importantes trilhas sonoras dos filmes do diretor britânico, Sir Carol Reed. Também nasceram na prestigiada cidade: Malcolm Arnold (compositor), Francis Crick, cientista conhecido por participar das descobertas da estrutura da molécula de DNA, juntamente com James Watson. Peter John Murphy, vocalista da banda de rock gótico Bauhaus. Sophie Turner, a Sansa Stark da série Game of Thrones e Matt Smith, ator conhecido principalmente por seu trabalho na adaptação da BBC dos livros The Ruby in the Smoke e The Shadow in the North.

Alan Moore estudou em uma escola conservadora e passou por uma infância e adolescência conturbada, sendo expulso da maioria de suas escolas.

Seu primeiro contato com a arte foi em um projeto elaborado com seus amigos para a revista Embryo. Em 1979, como Cartunista, escreveu e desenhou, utilizando o pseudônimo “Curt Vile”, a história de um detetive chamado Roscoe Moscoe. O resultado do trabalho lhe abriria portas em editoras nos anos oitenta, optando não mais desenhar e sim focar nos roteiros de suas publicações. Alan Moore, não se considerou um bom desenhista.

Em seguida, Alan Moore, se destacaria suas obras de ficção. Fazendo sua estreia na revista Doctor Who Weekly e logo em seguida, D.R. & Quinch, A Balada de Halo Jones e SKIZZ, para a ilustre editora britânica, 2000 A.D. Convidado pela editora Warrior, escreve em 1982, uma de suas mais importantes histórias, V de Vingança, que seria finalizada em 1989 na DC Comics. A publicação se passava em um futuro distópico do Reino Unido em 1997, em que um misterioso Revolucionário luta para destruir o Estado com suas ações. Ainda na editora, escreveu Marvelman (Miracleman).

Entre suas publicações de maior sucesso estão: Watchmen, Do Inferno, A Liga Extraordinária, Monstro do Pântano, Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço?, Batman: A Piada Mortal, Tom Strong, Promethea, Supremo e Hellblazer. Está ultima publicação foi responsável por introduzir o personagem John Constantine, que se tornaria destaque nas publicações da editora a partir de 1985.

Polêmico e defensor de suas publicações, Alan Moore em 2009, durante entrevista, revelou certo descontentamento com o mercado americano de quadrinhos, fazendo severas críticas à DC Comics pelo uso dos principais personagens criados pelo roteirista. Na época, Moore, chegou a dizer que 25% do mercado americano se sustentavam em seu legado.

Entre suas obras adaptadas para os cinemas, estão: Do Inferno (2001), A Liga Extraordinária (2003), V de Vingança (2005) e Watchmen (2009). Alan Moore, nunca defendeu as adaptações das suas obras, tendo criticado abertamente a maioria delas. Em 2014, o escritor acabou de editar uma de suas maiores obras, o livro chamado Jerusalém. O anúncio aconteceu por meio da sua página oficial no Facebook. Alan Moore trabalha no livro desde 2006.

Leia mais sobre Alan Moore

Facebook

Categorias

Publicidade

Mais recentes

Trending