Conecte-se conosco

Artigos

Ícone dos Quadrinhos | Mark Millar

Publicado

em

Nasceu em 24 de Dezembro de 1969, em Coatbridge na Escócia. Entre suas principais obras, estão: The Authority, The Ultimates, Marvel Knights Spider-Man, Ultimate Fantastic Four, Guerra Civil, Wanted e Kick-Ass. Ganhou quatro vezes o Prêmio Eisner, em 2000 com Superman Adventures, como melhor título para o público jovem e como melhor roteirista, em 2001 como melhor roteirista por com The Authority e X-Men Ultimate e melhor série com The Authority #13–16. Em 2004 e 2005 ganhou o prêmio de melhor roteirista de quadrinhos no Eagle Award.

Nos anos 80, Mark Millar revelou ter se inspirado em Alan Moore para se tornar um autor de história em quadrinhos, após se encontrar com o roteirista em uma sessão de autógrafos nos anos 80.

Nos anos 90, após produzir uma fanzine de Homem-Animal de Grant Morrison, ele expressou sua vontade de desenhar e escrever os roteiros de suas HQs, sendo instruído por Grant Morrison à se concentrar em uma das duas, pois era muito difícil no mercado, ser bem sucedido em ambos. Millar cita em suas entrevistas, que foi um dos melhores conselhos que já recebeu.

Seu primeiro trabalho, Saviour (Salvador) contava com a parceria de Daniel Vallely e Nigel Kitching. A história girava em torno da segunda vinda de Jesus Cristo, como um super-herói. Publicada pela Trident Comics, durou apenas seis edições, sendo publicada entre 1989 e 1990. A publicação não foi finalizada, pois a editora faliu no meio do caminho.

Com a falência da Trident Comics, Mark Millar trabalha em alguns dos principais títulos da 2000 AD, como: Sonic the Comics e Crisis. Em 1993, Mark Millar e Grant Morrison se unem para escrever uma das histórias mais controversas da época, Big Dave.

Em 1994, já na DC Comics, escreve histórias do Monstro do Pântano, que contava com Grant Morrison, como co-roteirista. Na DC, trabalharia em outros importantes títulos, como: Liga da Justiça da América e Flash. Em 2000, após ser substituído por Warren Ellis em The Autorithy, Mark Millar anuncia sua demissão da editora e em 2001, começa suas primeiras publicações na Marvel Comics. Tendo escrito ao longo de quase dez anos, importantes histórias na editora, dentre elas, Guerra Civil, que será adaptada para os cinemas em 2016.

Em 2004, Mark Millar cria um selo para lançamento de suas histórias, chamado Millarworld, que seria responsável pela publicação de suas principais histórias. Wanted (O Procurado), Chosen: O Escolhido, The Unfunnies, Kick-Ass e War Heroes, que posteriormente seriam publicadas por editoras diferentes nos EUA.

Entre suas obras adaptadas para os cinemas, estão: O Procurado (2008), Kick-Ass (2010), Kick-Ass 2 (2013), Kingsman: Serviço Secreto (2015) e Guerra Civil no terceiro filme do Capitão América em 2016. A 20th Century Fox já confirmou a adaptação para os cinemas de duas HQs do roteirista, Superior, Starlight e a continuação de Kingsman: Serviço Secreto, aclamado pelo público e crítica em 2015. Em 2015, Mark Millar em parceria com Sean Murphy, lançou pela Image Comics, Chrononauts. A série explora como seria o mundo, caso tratássemos a viagem no tempo como as viagens espaciais.

Leia mais sobre Mark Millar

Administrador e criador do Combo Pop.
Responsável pelas postagens. Fã de Star Wars e Star Trek, viciado em séries, animes e quadrinhos!

Facebook

Categorias

Publicidade

Mais recentes

Trending