Séries de TV

Legion – 1X04: Chapter 4 | Crítica

Mostrando que usará e abusará de referências dos anos setenta, Legion retorna em seu quarto episódio menos densa e mostrando que deixará de lado toda sua linguagem complexa adotada nos episódios anteriores. Se o primeiro e o segundo episódio mostravam uma série com uma vertente Cult, o terceiro episódio demonstrou sinais que mudaria a estratégia dos produtores (ainda que não tenha sido bem sucedido nesta missão), mas o quarto episódio finalmente coloca a série em um eixo mais compreensível. Chegamos ao meio da primeira temporada e a trama da série começa a resolver alguns enredos dos personagens.

As viagens realizadas pela mente de David nos três primeiros episódios revelaram importantes e séries conseqüências ao personagem, que agora em uma espécie de coma, precisa lutar contra suas lembranças e buscar uma forma de retornar. Mesmo contando com a ajuda de Syd, Melanie, Cary e Ptonomy, David precisará encontrar suas próprias respostas na imensidão que é sua mente.

David Haller é o centro das atenções da série. David Charles Haller, conhecido como Legião nos quadrinhos fez sua primeira aparição na revista New Mutants #25 em março de 1985. Criado por Chris Claremont e Bill Sienkiewicz, o personagem é filho do Professor Charles Xavier e Gabrielle Haller, uma israelense embaixadora da Grã-Bretanha.

Agora ciente de seus poderes, David parece mais confiante, ainda que esteja revisitando importantes momentos da sua vida em sua mente e que aparição de alguns personagens que podem ser a resposta de como controlar os seus poderes estejam acontecendo ao poucos.

Legion é a primeira série do Universo Mutante da Marvel e tem a missão de mostrar o quão intrigante pode ser a busca pelo descobrimento destes personagens tão poderosos. A série tem positivamente tentado mostrar ao público, como a jornada do filho do Professor Xavier deve se desenvolver nos próximos episódios, até mostrar o seu desfecho na atual temporada.

O roteiro de Nathaniel Halpern prioriza as cenas recheadas de ação e isso dá um novo tom à série, que até então buscava desenvolver-se rodeada de cenas dramáticas, ainda que instigantes, mas por outro lado repleta de complexidade. Isso tornou a série acessível para uma parte do público, mas para outros nem tão interessante.

Legion conta com um fator que pode estabelecer seu sucesso na TV, ainda que a audiência não esteja contribuindo para isto, Noah Hawley. A responsabilidade de seu criador no desenvolvimento deste novo universo da Marvel na TV é um diferencial que poucas séries atualmente podem contar. Ainda que tenha derrapado em algumas decisões criativas, Legion é a série mais bem escrita atualmente, fazendo com que seus personagens ultrapassem barreiras. A série tem se mostrado uma boa promessa de 2017, com roteiro afiado e direção impecável.

Nota: ✩✩✩✩✩

Título: Legion
Episódio: 1X04 – Chapter 4
Exibição: FX (EUA) | FX (Brasil)
Lançamento: 1 de Março de 2017 (EUA) | 2 de Março de 2017 (Brasil)
Elenco: Dan Stevens, Rachel Keller, Aubrey Plaza, Bill Irwin, Jeremie Harris, Amber Midthunder, Katie Aselton, Jean Smart e Hamish Linklater
Direção: Larysa Kondracki
Roteiro: Nathaniel Halpern
Produtores: Noah Hawley, John Cameron, Lauren Shuler Donner, Bryan Singer, Simon Kinberg, Steve Blackman, Jeph Loeb, Jim Chory, Alan Fine, Stan Lee, Joe Quesada, Karim Zreik e Brian Leslie Parker

Leia mais sobre Legion