Artigos

Líder Supremo Snoke e Darth Plagueis | Teoria

Star Wars: O Despertar da Força trouxe consigo alguns novos e interessantes personagens e como era de esperar o mistério em torno deles renderiam algumas boas teorias por parte dos fãs da franquia. O Líder Supremo Snoke é um destes personagens que ganhou a atenção do público por todo o mistério envolvendo sua aparição na produção. No filme ele é simplesmente, o responsável por seduzir Kylo Ren para o lado sombrio da força, mais precisamente à Primeira Ordem. Foi necessário apenas aparecer com um holograma e interpretado pelo ator Andy Serkis, em resumo, um fantasma, aparentemente antigo que mal se moveu do seu trono.

Entre os mistérios que o Episódio VII trouxe consigo, a identidade de Snoke tem rendido boas discussões com os fãs mais assíduos da franquia, levando assim a criação de uma série de teorias e especulações em torno do Líder Supremo. Sua aparência desgastada, pode ser o primeiro indício que o vilão, pode ter aparecido em outros filmes ou outras mídias da franquia e que de alguma forma ainda não captamos as dicas que foram apresentadas no filme, ainda que sua aparição resuma-se em um holograma. Essa sua forma de interação com Kylo Ren e o General Hux, dão as primeiras pistas.

Há uma teoria que reforça que o Líder Supremo Snoke, é Darth Plagueis. Sua importância para os Sith é vai muito além de uma lenda. Citado pela primeira vez em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith em 2005, Plagueis é o mestre de Darth Sidious. Para que não conhece Darth Plagueis ficou conhecido como um dos mais importantes Lordes Sith, pois descende da linhagem de Darth Bane, sendo precursor na manipulação de midi-chlorian, sendo um grande praticante da busca pela vida eterna. Com sua habilidade ele pôde enganar a morte algumas vezes ao longo de sua existência, mas não contava que seu aprendiz seria o responsável pela sua morte.

Durante o processo de mudança de Anakin Skywalker no Episódio III e preocupado com a possibilidade de salvar sua amada, Papatine revela que Darth Plagueis era conhecedor de práticas para criar vida ou enganar a morte, tornando-se uma lenda entre os Sith. O poderoso Sith é morto pelas mãos de seu aprendiz enquanto dormia, depois de aprender todo o conhecimento de seu Mestre.

A teoria envolvendo Darth Plagueis e Snoke, está justamente no avançado conhecimento que o Lorde Sith adquiriu ao longo de sua vida, sendo capaz de enganar a morte. Isso leva alguns questionamentos sobre a lenda em torno de sua morte. Se Plagueis era conhecer deste poder, como ele poderia ter sido morto tão facilmente enquanto dormia. Há uma possibilidade do vilão não ter de fato morrido e apenas enganado seu aprendiz, usando suas habilidades com os midi-chlorians para enganar mais uma vez a morte, existindo uma possibilidade de até hoje estar vivo e se tornado o Líder Supremo Snoke. Uma outra evidência está na trilha sonora criada para os vilões, pelo compositor John Williams, onde segundo algumas análises as composições seriam semelhantes, tanto a música de fundo do Episódio III quanto do Episódio VII.

Há outras evidências que já contradizem a possibilidade de ser apenas uma boa teoria, no livro Star Wars: Darth Plagueis, escrito por James Lucena em 2012 e lançado no Brasil em 2016 pela Editora Aleph dentro do selo Legends, Plagueis foi descrito como uma raça alienígena humanóide, chamada Muuns. Sua principal característica estava em sua estatura alta e magra, com cor marrom-branqueada. Snoke facilmente poderia ser considerado desta raça, já que suas características físicas mostram certa semelhança.

Com algumas boas evidências e chances de Darth Plagueis revelar-se na verdade o Líder Supremo Snoke, o romance escrito por James Luceno não é considerado cânone pela Disney-LucasFilm. Isso não significa que ele esteja fora do Universo Star Wars, uma vez que ele é citado no Episódio III, mas sua descrição física pode ser repensada para se adequar ao novo cânone da saga. Outro indício é que um dos Executivos da LucasFilm responsável pelo design dos personagens da franquia, confirmou que Snoke e Plagueis não são o mesmo vilão e que de fato Plagueis encontra-se morto no Universo Cânone de Star Wars.

Leia mais sobre Star Wars