Artigos

Líder Supremo Snoke e Palpatine | Teoria

Uma das maiores expectativas para o lançamento do Episódio VIII (Os Últimos Jedi) está na possível revelação da verdadeira identidade do Líder Supremo Snoke. Ele que exerceu uma forte influência sobre Kylo Ren, o personagem de Adam Driver no Episódio VII (O Despertar da Força) e mostrou-se um das chaves para que Kylo se deixasse ser seduzido pelo lado negro da Força. Obviamente que essa tendência ao lado sombria da força já estava em seu sangue, já que ele é neto de Darth Vader, vilão clássico da franquia. Sua estreia em Star Wars se deu em uma breve participação através de um holograma e sua aparência desde então, tornou-se alvo de algumas teorias, algumas delas negadas fortemente pela LucasFilm.

Uma teoria aponta que a verdadeira identidade do misterioso Snoke é ninguém menos que Palpatine. Conhecido como o Imperador na trilogia clássica de Star Wars, o vilão foi simplesmente o responsável pela mudança de Anakin Skywalker para Darth Vader, sendo seduzido por Palpatine, ainda quando exercia um papel importante (e mentiroso) na República. O grande mestre sith que teve como aprendizes: Darth Maul e Darth Tyranus, além de seu mais importante e temido aprendiz Darth Vader. Essa teoria é explicada após a batalha do Episódio VI (O Retorno do Jedi), onde Darth Vader acaba ‘matando’ o Imperador em um dos reatores da Estrela Morte. Tudo motivado pelo seu lado paterno, que ao ver Luke Skywalker, seu filho, quase ser morto por seu mestre.

LEIA TAMBÉM: Líder Supremo Snoke e Darth Plagueis | Teoria

A ligação entre os dois pode ser explicada com a defesa de que na verdade Palpatine não morreu nos reatores da Estrela da Morte e algumas evidências notadas em Snoke que reforçam a possibilidade, está na idade avançada que o personagem apresenta ter e em suas marcas de expressões e lesões que podem ter sido ocasionadas por uma grande queda, o que de fato aconteceu com o Imperador, no Episódio VI. Com todo o poder que o mestre sith dizia ter, sendo um dos responsáveis pela morte de seu mestre (Darth Plagueis), seria irônico afirmar que ele poderia ter morrido em uma fatalidade tão simples, mas se tratando de George Lucas, não seria estranho esperar que o vilão realmente esteja morto.

Há uma declaração do ator Ian McDiarmid que viveu Palpatine nos filmes de Star Wars que podem ser um banho de água fria na sustentação desta teoria. O ator revelou em 2014 durante a Anaheim Star Wars Celebration que seu personagem estava devidamente morto, sendo confirmado pelo próprio George Lucas. Com isto seria pouco provável que o Líder Supremo Snoke seria na verdade o Imperador, que retornaria como o mentor de Kylo Ren.

Leia mais sobre Star Wars