Livros

Malévola, de Elizabeth Rudnick | Resenha

Malévola não é simplesmente conhecida como uma das mais importantes vilãs das histórias da Disney, ela figura entre os personagens mais conhecidos do conglomerado de personagens criados pelo Estúdio e que fazem parte da imaginação de uma geração enorme de fãs. Diferentemente de alguns outros personagens, Malévola é uma vilã que ao longo de sua jornada, acabou sendo transformada, devido às pessoas com as quais ela convivia. Falar da vilã e não citar o incrível filme estrelado por Angelina Jolie, que contou com roteiro de Linda Woolverton, Bill Peet, Joe Rinaldi e Milt Banta e direção de Robert Stromberg em 2014, é simplesmente ignorar todo um legado que a Disney preparou à personagem.

Elizabeth Rudnick, que também foi responsável pela novelização de A Bela e a Fera, lançado no Brasil pela Universo dos Livros, é também responsável pela adaptação do roteiro do filme para livro, sendo novamente publicado pela Universo dos Livros. Malévola, diferentemente de outros livros focados na história da Bela Adormecida, tem como ponto central a jornada da vilã, que não era exatamente uma vilã no início, mas que se tornou após uma grande traição de alguém muito próximo.

Malévola é um livro que busca desmitificar a origem da personagem, sem focar tanto na história de Aurora, obviamente existem elementos que são necessários para intercalar a história da vilã, já que assume o antagonismo na saga da Bela Adormecida e não seria diferente neste livro. O livro vem justamente para quem deseja ampliar sua experiência em relação ao filme ou para aqueles nunca assistiram a produção. Por se tratar de uma novelização, não se faz necessário afirmar que do início ao fim, se você assistiu ao filme, a cada linha escrita por Rudnick, as cenas da produção estarão diretamente interligadas.

A antagonista que apareceu pela primeira vez em 1959, no filme da Bela Adormecida, não propositalmente, ocupa o primeiro lugar no ranking dos vilões mais importantes da Disney e Elizabeth Rudnick não se prende apenas na adaptação dos cinemas, com uma linguagem simples e direta, a autora consegue explorar caminhos que o filme não explora com tanta exatidão, dando uma ênfase na medida certa à cada momento em que há uma interação com a vilã.

A sensação que o livro causa é a mesma do filme, apenas com algumas ressalvas, quanto ao ritmo de alguns personagens, mas que não atrapalha a experiência final do leitor. O livro explora o lado humano da personagem de forma satisfatória e de certa forma acerta, com cenas descritas sem excesso de emoção, onde em pouco mais de 250 páginas, o leitor simplesmente quer saber mais da personagem.

Todo o trabalho editorial que vem sendo feito pela Disney em suas franquias em ampliar seu alcance e engajamento em outras mídias é louvável e serve de exemplo para outros estúdios que não exploram 100% seus produtos, e isso se torna um mérito importante, atraindo um público que possivelmente não consumiria o filme, por exemplo. Malévola é um livro que principalmente amplia a experiência do leitor em torno de uma das vilãs mais importantes da cultura pop, com um texto ágil e que funciona como um importante ponto de partida para explorar todo o rico universo de personagens da Disney.

Nota: ✩✩✩

Título: Malévola
Editora: Universo dos Livros
Título Original: Maleficent
Autora: Elizabeth Rudnick
Tradução: Cristina Calderini Tognelli
Capa: Brochura
Valor: R$ 39,90
Quantidade de Páginas: 256
Sinopse: Malévola era conhecida no reino dos Moors como uma jovem alegre e doce. Ela acreditava na bondade inerente a todos os seres, mas tudo muda quando experimenta o amargo sabor da traição vinda de onde menos esperava. Para lidar com a decepção e proteger seu coração, “Malévola” decide se vingar e enfrenta uma batalha épica contra o rei, amaldiçoando Aurora, sua filha recém-nascida. Mas, como nem tudo é o que parece, será que ainda existe amor no coração petrificado dessa suposta vilã? O que será que ela pensa e sente ao acompanhar à espreita o crescimento da indefesa e pura princesa que outrora amaldiçoara? Descubra nesse livro a verdade por trás dessa história.

Livro cedido para Resenha pela Editora Universo dos Livros.

Leia mais sobre Livros