Séries de TV

Os Defensores – 1ª Temporada | Crítica

Reunindo o seu próprio time de heróis, a Netflix em parceria com a Marvel lançou a primeira temporada em oito episódios de Os Defensores. Demolidor (Charlie Cox), Jessica Jones (Krysten Ritter), Luke Cage (Mike Colter) e Punho de Ferro (Finn Jones), são os heróis com uma pegada mais urbana da Marvel e que se destaca principalmente pela forma com que esses personagens são explorados em suas séries solos. Com exceção das duas temporadas de Demolidor, que receberam boas classificações do público e crítica, Jessica Jones e Luke Cage com suas temporadas consideradas medianas, Punho de Ferro com sua estreia na Netflix praticamente execrada pelo público e crítica, as expectativas pelo retorno dos heróis, despertava algumas dúvidas sobre o futuro de alguns destes personagens no serviço de streamming.

Se havia alguma dúvida, a primeira temporada de Os Defensores se preocupou em exaltar alguns destes personagens e fechar um ciclo nas histórias que vinham sendo contadas desde então. Àqueles que esperavam a estreia da série sem conectar todas as temporadas já exibidas das séries, também pode sentir-se aliviado, até por que, entre erros e acertos, a conectividade entre seu universo, seja na TV quanto no Cinema, é uma especialidade da Marvel e não seria diferente.

Mas, a maior ligação de Os Defensores está com a segunda temporada de Demolidor, onde de fato a história da série recebe o seu plot inicial. Com a morte de Elektra Natchios (Élodie Yung), o Tentáculo liderado por Alexandra (Sigourney Weaver) vê em Elektra a possibilidade de continuidade de sua organização criminosa. Diferentemente dos vilões que já passaram por ambas as séries, temos desta vez uma vilã caricata e com pouco engajamento, mas que por incrível que pareça não atrapalha o andamento da série.

A definição de lançar Os Defensores com apenas oito episódios, foi certeiro. A história se desenvolve melhor, com a limitação dos episódios, dando uma dinâmica diferente dos treze episódios que a série de cada um dos personagens teve. Outro detalhe, a interação dos protagonistas foi muito bem trabalhada pelo roteiro. Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro funcionaram como um grupo, sem abandonar suas características.

O único grande problema da série está na tentativa de dar uma nova chance ao Punho de Ferro. Propositalmente ou não, o personagem acabou ganhando mais destaque do que merecido, em parte pode ser uma estratégia com o seu baixo desempenho em sua série solo, mas quanto à sua importância para os planos dos vilões, exige uma justificativa plausível.

Claire Temple (Rosario Dawson) e Colleen Wing (Jessica Henwick) tiveram as piores tramas da temporada. A motivação das personagens é válida e ainda que contribuam com a equipe de heróis, em muitos momentos as personagens são dispensáveis, uma pelo seu senso de heroísmo ao extremo e a outra pela alta carga dramática.

Elektra Natchios retorna com a missão de inicialmente ser uma ferramenta na dominação do Tentáculo, mas acaba virando o jogo para si. Essa é uma retratação importante com a personagem, que foi criticada na segunda temporada de Demolidor. Finalmente o tom da personagem foi encontrado e novidades podem estar por vir, em um futuro próximo.

Ao mesmo tempo em que acerta em optar por uma série com oito episódios, a trama poderia ser mais bem distribuída ao longo da temporada. Muita informação foi entregue ao telespectador aos quinze minutos do segundo tempo e isso acaba estragando a experiência do público. Novamente um gancho foi deixado para se desenvolver nas novas temporadas de Demolidor (esse será afetado diretamente), Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. É importante ressaltar que a temporada apresentou uma leva de referências aos quadrinhos muito interessantes, entre elas, a interação de Cage e Punho de Ferro, destacam-se. O que poderia tornar um momento clichê foi bem tratado pelo roteiro.

Os Defensores entrega um bom primeiro ano de forma geral, acertou em diversos pontos e errou em poucos. Esses erros certamente serão tratados para uma possível segunda temporada e os acertos serão ainda mais lapidados.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Os Defensores
Título Original: The Defenders
Número de Episódios: 8
Exibição: Netflix
Lançamento: 18 de Agosto de 2017
Elenco: Charlie Cox, Krysten Ritter, Mike Colter, Finn Jones, Élodie Yung, Sigourney Weaver, Rosario Dawson, Eka Darville, Scott Glenn, Rachael Taylor, Carrie-Anne Moss, Elden Henson, Simone Missick, Deborah Ann Woll e Jessica Henwick
Direção: S. J. Clarkson, Peter Hoar, Phil Abraham, Uta Briesewitz, Stephen Surjik, Félix Enríquez Alcalá e Farren Blackburn
Roteiro: Douglas Petrie, Marco Ramirez, Lauren Schmidt Hissrich e Drew Goddard
Produtores: S.J. Clarkson, Cindy Holland, Drew Goddard, Jim Chory, Jeph Loeb, Stan Lee, Marco Ramirez e Douglas Petrie
Duração: 50-55 minutos

Leia mais sobre Os Defensores