Conecte-se conosco

Livros

Os Goonies, de James Kahn | Resenha

Publicado

em

O clássico filme dos anos 80, Os Goonies marcou uma geração com sua mensagem positiva. Escrito por Steven Spielberg e Chris Columbus, o filme foi dirigido por Richard Donner. O grande sucesso nas bilheterias dos cinemas, ultrapassando a marca de US$ 60 milhões de dólares, faz de Os Goonies um grande sucesso cinematográfico lançado em 1985.

Em 2012, a Editora DarkSide lançou no Brasil o livro que adapta a produção cinematográfica, escrita por James Kahn, com tradução da experiente escritora e jornalista Cecilia Giannetti. Sendo um dos primeiros trabalhos lançados pela Editora no Brasil, somos surpreendidos com a qualidade editorial que até então o público literário brasileiro não estava acostumado. É costumeiro evidenciar em algumas resenhas, que se faz necessário para um livro atingir um número maior de leitores, não é necessariamente traduzir essa preocupação na tradução do livro ou se ele possui um bom plot que será comercialmente vendável. É necessário entregar um produto primoroso, isso em 2012 já era extremamente importante. E em pleno 2017 isso torna-se um diferencial às editoras.

Em Os Goonies acompanhamos Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo, uma turma de garotos que embarcarão em uma aventura na busca pelo tesouro escondido de Willy Caolho. Motivados à ajudar seus pais que podem perder suas casas, a aventura ainda conta com a participação de Andy e Stef, onde juntos apresentam uma das histórias mais consistentes sobre amizade e positivismo. Assim como o filme, o livro possui cenas empolgantes e bem desenvolvidas ao longo de suas 240 páginas.

James Kahn trabalhou em outras adaptações de franquias conhecidas, como em Star Wars, Indiana Jones e Poltergeist. A escrita do autor é tão convidativa quanto o filme, as mídias se complementam. O livro é altamente indicado para quem já assistiu o filme e quem não assistiu o filme trata-se de uma excelente porta de entrada. Com uma escrita fluída, a tradução realizada pela DarkSide deixa a história mais densa e sem grande complexidade ao leitor, tornando-se uma leitura agradável e rápida.

A trama do livro é semelhante ao que conhecemos o filme, lançado em 1985, mas ao ler o livro, algumas descrições das cenas colaboram para ampliarmos o nosso conhecimento sobre cada personagem, fazendo com que o desenvolvimento individual de cada um, ocorra de modo linear. Sem grandes disparidades, Os Goonies, é uma excelente porta de entrada nos lançamentos da Editora DarkSide, com uma história simples e sem grandes pretensões, o livro é recheado de mensagens positivas e altamente indicado para leitores de todas as idades.

A criação de Steven Spielberg e Chris Columbus é bem adaptada pelo autor e fica difícil escolher qual a melhor mídia. O livro deve ser tratado como um reforço ao filme, em ambos os casos, há uma ajuda mútua. Os Goonies é uma leitura que vai conquistar pela presença das mensagens positivas que o livro apresenta ao longo de suas páginas e pela incessante quantidade de momentos onde o caráter dessas crianças é discutido. O desfecho do livro é sem dúvida uma grande lição para nós leitores, fazendo do livro um dos melhores já publicados pela Editora DarkSide.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Os Goonies
Editora: DarkSide
Título Original: The Goonies
Autor: James Kahn
Tradução: Cecilia Giannetti
Ano de Publicação: 2012
Capa: Brochura | Dura
Valor: R$ 59,90 (Capa Dura)
Quantidade de Páginas: 240
Sinopse: O clássico filme criado por Steven Spielberg, Os Goonies , volta direto dos anos 1980 em um livro inesquecível, criado durante o processo de produção e filmagens do longa-metragem. Descubra ou redescubra o universo mágico dos meninos e das meninas das docas Goon. “O livro nos leva além do filme nos dando detalhes dos personagens e contando o que aconteceu depois do final antológico. Esta é uma história do tipo ‘não seria incrível se…’. A magia de Os Goonies está sobretudo naquilo em que esses amigos se tornam uns para os outros“. – Steven Spielberg.

Saiba onde comprar, clicando aqui!

Leia mais sobre Os Goonies

Facebook

Publicidade

Mais recentes

Publicidade

Trending