Séries de TV

Riverdale – 1X01: Chapter One: The River’s Edge | Crítica

Riverdale é mais nova produção do canal CW, produzida por Greg Berlanti, um dos grandes responsáveis pelo sucesso das séries da DC na TV americana. A série chega com uma proposta ousada e abordando mais do mesmo, mas com mistérios que prometem segurar o telespectador. A série é inspirada nos personagens da Archie Comics, uma empresa fundada em 1939, cujos personagens são adolescentes e possuem grande apelo perante este público, entre eles: Archie Andrews, Betty Cooper, Veronica Lodge, Reggie Mantle e Jughead Jones. Mesmo sem conhecer ao fundo a real história por trás das publicações em quadrinhos, a série aparentemente se aproveitará apenas do conceito, personagens e espaço tempo em Archie e sua turma vivem.

É importante lembrar que uma adaptação de quadrinhos, nem sempre precisa ser exatamente igual ao que está nos quadrinhos. Obviamente que em alguns casos, isso pode funcionar, como para outros não. Esse fato pode ser notado nas próprias adaptações das histórias da DC e Marvel na TV e nos Cinemas, mesmo que muita coisa seja fiel, ainda há aquele toque de liberdade criativa que as emissoras e estúdios acabam deixando à cargo de roteiristas e produtores, sendo este o primeiro ponto positivo da estreante.

O primeiro episódio intitulado ‘Chapter One: The River’s Edge’, apresenta os principais personagens e a história que deve movimentar boa parte do elenco da série, que envolve um grande mistério. Os protagonistas da série, interpretados por K. J. Apa (Archie Andrews), Camila Mendes (Veronica Lodge), Lili Reinhart (Betty Cooper), Cole Sprouse (Jughead Jones) e Ross Butler (Reggie Mantle), não apresentam nenhum grande problema. Este deve ser considerado um acerto para o responsável pela seleção de elenco. O elenco está muito bem afiado em suas atuações, sem maiores problemas. A trama que será desenvolvida ao longo da primeira temporada (já confirmados 13 episódios), é que boa parte dos personagens se movimentarão em torno do mistério da morte de Jason Blossom, um estudante do Ensino Médio que aparentemente morreu afogado. O roteiro aponta para uma série de conexões com os mais variados personagens, onde ao longo deste episódio algumas conexões começaram a ser reveladas.

A premissa deste primeiro episódio ficou clara que a série não será sobre os personagens da Archie Comics e sim sobre a cidade ‘Riverdale’’. Não por acaso a série leva o nome da cidade, mas facilmente você encontra referências à outras séries, como: The O.C.: Um Estranho no Paraíso e Twin Peaks. É evidente que ela mesclará os gêneros drama e suspense, voltada para o público adolescente, público chave da emissora em que está acontecendo sua exibição.

Chapter One: The River’s Edge contou com roteiro de Roberto Aguirre-Sacasa, responsável pelo roteiro de Carrie – A Estranha (2013) e Assassino Invisível (2014), já a direção do episódio ficou sob os comandos de Lee Toland Krieger (A Incrível História de Adaline). A série parece imprimir a identidade de ambos, principalmente no roteiro, a abordagem utilizada por ambos para contarem as histórias dos personagens, assemelha-se aos seus últimos trabalhos.

Estabelecido o plot da série, teremos que aguardar o avançar da primeira temporada. A série mostrou que pode apresentar uma boa história, mas quantos primeiros episódios não nos surpreendem e há uma perca do ritmo da série nos episódios seguintes, esse é lamentavelmente um risco que Riverdale pode correr. A série agora precisa estabelecer-se com episódios sucintos que agreguem a continuidade da série, que não seja apenas um dramalhão de histórias juvenis, sustentadas por um grande mistério. A missão de instigar no telespectador a curiosidade para os próximos episódios foi lançada, basta saber se o ritmo da série será mantido.

Nota: ✩✩✩✩✩

Título: Riverdale
Título Original: Riverdale
Episódio: 1X01 – Chapter One: The River’s Edge
Exibição: CW (EUA) | Warner (Brasil)
Lançamento: 26 de Janeiro de 2017 (EUA) | 13 de Fevereiro (Brasil)
Elenco: K. J. Apa, Camila Mendes, Lili Reinhart, Cole Sprouse, Madelaine Petsch, Ashleigh Murray, Casey Cott, Luke Perry, Mädchen Amick e Marisol Nichols.
Direção: Lee Toland Krieger
Roteiro: Roberto Aguirre-Sacasa
Produtores: Greg Berlanti, Sarah Schechter, Jon Goldwater e Roberto Aguirre-Sacasa

Leia mais sobre Riverdale