Artigos

Saiba mais sobre o personagem | X-O Manowar

X-O Manowar (Aric de Dacia), fez sua primeira aparição na revista X-O Manowar #1 em fevereiro de 1992. Criado por Jim Shooter, Bob Layton e Jon Hartz, as histórias de Aric de Dacia já venderam mais de 8 milhões de cópias. Joe Quesada, importante editor da Marvel Comics também contribuiu para a criação de X-Manowar, apesar de não creditado. As histórias de X-O Manowar já foram traduzidas para diversos idiomas, incluindo alemão, italiano, espanhol, norueguês, filipino, chinês e português.

Publicado no Brasil, pela HQM Editora, X-O Manowar, passou por algumas mudanças criativas ao longo dos anos. Desde sua primeira aparição em 1992, o personagem acompanhou as mudanças editoriais que a Valiant Comics passou ao ser comprada pela Acclaim Entertainment e posteriormente comprada (direitos da Valiant Comics) pela Valiant Entertainment.

X-O Manowar (Aric de Dacia), fez sua primeira aparição na revista X-O Manowar #1 em fevereiro de 1992. Criado por Jim Shooter, Bob Layton e Jon Hartz, as histórias de Aric de Dacia já venderam mais de 8 milhões de cópias.

Conheça as origens de X-O Manowar nos quadrinhos:

1992 — Valiant Comics

A versão original criada por Jim Shooter, Bob Layton e Jon Hartz, se passa no século V, onde Aric acaba presenciando a morte de seus pais e juntamente com seus tio Alaric I se dedica a vingar a morte de seus pais, contra os opressores romanos. Anos mais tarde, é feito escravo dos Celtas (povo que existiu durante a Europa Medieval), passando a adorar o deus Lugh. Seu novo povo, é atacado, e ele é levado a bordo de uma estranha nave espacial. Durante sete anos, o personagem é mantido prisioneiro, fazendo amizade com um misterioso homem, chamado Map Giver, que desenha em sua mão um mapa que o levaria direto ao arsenal dos alienígenas, mas especificamente, a armadura de Shanhara, que seria acionada por uma anel de controle. Com a armadura ele é capaz de deixar a nave alienígena, e viajando na velocidade da luz, chega ao século 20.

1997 — Acclaim Comics

Em 1997, na Acclaim Comics, X-O Manowar ganhou uma nova origem. Donovan Wylie, era um cientista que empunhava a armadura X-O, um artefato de propriedade do Governos dos Estados Unidos, após ter sido capturada da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Na série que foi publicada entre 1997 e 1999, a armadura de X-O Manowar, era um artefato de origem desconhecida que teria sido usada por importantes guerreiros ao longo da história, dando ao seu portador poder indefinido, no entanto, a armadura aos poucos acaba com a essência do seu portador, danificando sua mente e corpo, caso tentasse ser removida, poderia matar a pessoa que a estava vestindo.

2012 — Valiant Entertainment

Em 2012, X-Manowar, era um jovem nascido em batalha, Aric de Dacia, é herdeiro do trono do povo Visigodo. Um povo que desconhece o termo ‘Paz’, sempre sob a opressão do Império Romano. Sequestrado durante uma invasão da Vinha, foi levado aos confins do espaço, Aric e seus companheiros viveram durante séculos como escravos da Vinha, quase sem nenhuma esperança de escapar dos alienígenas.

Após alguns anos a bordo da nave colônia da Vinha, Aric de Dacia, lidera uma revolta contra seus captores alienígenas, atancando o tempo sagrado da Vinha e rouba uma de suas maiores relíquias, a armadura sagrada de Shanhara. A arma mais poderosa do povo alienígena foi usada contra eles mesmos. Sem saber sobre os poderes de Shanhara, Aric, escapa por pouco da nave colônia da Vinha, e tenta retornar para casa.

Seu pedido de ser levado para casa, acaba com uma revelação, 1600 anos se passaram, e agora ele está no século 21.

Leia mais sobre X-O Manowar