Artigos

Saiba mais sobre a personagem | Arlequina

Harleen Frances Quinzel é uma das vilãs mais conhecidas dos quadrinhos e com maior aceitação entre o público em geral, seja ele conhecedor das histórias da personagem ou leigos. A personagem que não fez sua primeira aparição nos quadrinhos, foi criada exclusivamente para a série animada ‘Batman: A Série Animada’, que foi exibida em 1992. Sua primeira aparição foi exatamente no episódio 22, chamado ‘Joker’s Favor’. Arlequina foi fruto da imaginação de Paul Dini e Bruce Timm. Depois do sucesso alcançado na série animada, a vilã é presença constante em publicações da DC Comics nos quadrinhos, sendo tão famosa quanto o Coringa que surgiu em 1940, 52 anos antes de sua amada.

Harleen Quinzel nem sempre foi uma pessoa equilibrada como alguns leitores gostam de lembra-la, antes de se tornar Arlequina. Ainda quando adolescente, ela já utilizava de artimanhas para conquistar seus objetivos e notas altas em seu período escolar. Sua bolsa de estudos de Medicina na Universidade de Arkham, foi graças ao seu destaque como ginasta nos anos anteriores à faculdade.

O Coringa foi seu paciente durante seu trabalho como psiquiatra no Manicômio Arkham. A personagem é seduzida pelo vilão, ao acreditar que toda sua vida no crime é reflexo de uma infância infeliz, sendo responsável por algumas das fugas do vilão do Manicômio. Harleen Quinzel é presa por seu envolvimento com o Coringa, e durante um terremoto em Gotham ela escapa e retorna como Harley Quinn (Arlequina), parceira do Coringa no mundo do crime.

Sua aparição nos quadrinhos aconteceu sete anos após sua aparição na série animada do Batman. Em outubro de 1999, na revista Batman: Harley Quinn, a personagem fez sua estreia e desde então é presença constante nas histórias do Batman.

A personagem que apresenta grande apelo perante o público feminino da DC Comics, não possui grandes poderes, exceto sua força e agilidade (graças ao soro dado pela Hera Venenosa). Esse gás também lhe deixa imune a diversas toxinas, entre elas: o gás do riso do Coringa e o gás do medo do Espantalho.

Arlequina já esteve em diversas produções da DC. Entre elas: Birds of Prey, Batman: O Retorno do Coringa, The Batman, entre outras.

Uma curiosidade sobre a personagem, é que em um projeto desenvolvido pela Warner Bros nos anos 90, contaria com a cantora Madonna interpretando a personagem no filme Batman Triunfante, projeto de Joel Schumacher, que acabou sendo cancelado pelo estúdio devido às fracas bilheterias de Batman & Robin em 1997.

A vilã não integrou apenas o Esquadrão Suicida nos quadrinhos. Entre as equipes de supervilões, consta afiliação na Sociedade Secreta de Supervilões – fundada por Darkseid e Grodd, Sexteto Sinistro e Sereias de Gotham.

Em Esquadrão Suicida, a personagem será interpretada pela atriz Margot Robbie e com seu sucesso com os trailers divulgados antes da estréia do filme, já está sendo preparado um filme solo da vilã para os próximos anos.

Arlequina fará sua estreia nos cinemas em 4 de agosto de 2016, com a estreia de Esquadrão Suicida que conta com roteir e direção de David Ayer.

Leia mais sobre Arlequina