Séries de TV

Star Trek: The Original Series – 1X01: The Cage | Crítica

DATA ESTELAR: NÃO DIVULGADO

Star Trek é uma das franquias de ficção científica com maior legião de fãs por todo o mundo. Sua temática rapidamente transformou a série em um sucesso estrondoso, mas alguns problemas antes do início da exibição da série marcaram o projeto. Star Trek: The Original Series, a primeira série da franquia exibida entre 1966 e 1967 nos Estados Unidos, ganhou dois episódios pilotos. The Cage contava com roteiro de Gene Roddenberry e direção de Robert Butler, foi descartado pela NBC, sendo exibido em 1988, por ser considerado ‘cerebral demais’.

No episódio a tripulação da USS Enterprise, comandada pelo Capitão Christopher Pike (Jeffrey Hunter) recebe um sinal de pedido de socorro do planeta Talos IV.

O planeta Talos IV foi devastado após uma grande guerra nuclear que culminou na destruição de todas as suas espécies animais e vegetais. Os Talosianos, após o fim da guerra nuclear quase entraram em extinção, buscando sua sobrevivência no subsolo de seu planeta, cujo objetivo era manter seu desenvolvimento.  Considerados agressivos e poderosos, eles são humanóides de pequeno porte, possuindo várias artérias na pele de suas cabeças. São capazes de criar ilusões e ler o pensamento de seus prisioneiros.

O Capitão Christopher Pike acaba caindo nas tentações criadas pela habilidade dos Talosianos em criar ilusões que transparecem os desejos mais secretos de qualquer raça. Vina é criada em meio aos pensamentos mais secretos de Pike e com isso a raça alienígena tentará controlar o Capitão. A aparência dos Talosianos causa certa estranheza no telespectador, para um episódio piloto a série apresentou importantes conceitos que iriam permanecer na essência de Star Trek por longos anos. É imprescindível lembrar que esse episódio renegado pela NBC foi justamente descartado por não agradar os executivos da emissora e pela sua linguagem, que segundo eles não atingiria o público esperado da série.

Ao assistir o episódio, é inegável que a essência da série foi alterada com o episódio lançado em 1966, mantendo apenas Leonard Nimoy, o Spock do elenco original, que futuramente tornaria-se um dos mais importantes personagens de toda franquia Star Trek, sendo até hoje um dos mais lembrados. The Cage, não foi completamente ignorado, sabe-se que o episódio serviu como referência há um dos futuros episódios da temporada de estreia, os Talosianos fazem parte do cânone criado por Gene Roddenberry e não foram completamente ignorado.

The Cage ainda que exibido tardiamente foi injustamente massacrado pelos executivos da NBC e apesar de haver diversas discordâncias quanto ao episódio, ele representa bem a ideia conceitual trabalhada por Gene Roddenberry, construir uma das franquias mais respeitas pelos fãs de Ficção Científica. Essa primeira inserção do Mundo Trek na TV mostrou ousadia na construção de uma história contada há mais de 50 anos.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Star Trek: The Original Series
Título Original: Star Trek: A Série Original
Episódio: 1X01 – The Cage
Exibição: NBC (EUA)
Lançamento: 15 de outubro de 1988
Elenco: Jeffrey Hunter, Leonard Nimoy, Majel Barrett, John Hoyt, Peter Duryea, Laurel Goodwin, Susan Oliver, Meg Wyllie, Jon Lomer, Georgia Smith, Serena Sande, Felix Silla, Barker, Clegg Hoyt, Adam Roarke e Joseph Mell
Direção: Robert Butler
Roteiro: Gene Roddenberry

Leia mais sobre Star Trek