Quadrinhos

Star Wars: Darth Vader #2 | Crítica

A segunda edição da revista Star Wars: Darth Vader apresenta um pouco mais da nova realidade de Darth Vader, agora inferiorizado pelo Imperador devido seus recentes fracassos. A publicação foi lançada em setembro de 2015 no Brasil, apresentando um novo mix. A versão brasileira é composta a partir da segunda edição pelas histórias publicadas na revista Darth Vader e minissérie Princess Leia. Pai e Filha dividem uma publicação no Brasil.

A primeira parte do mix (Darth Vader #2publicada nos EUA em abril de 2015), continua mostrando Darth Vader tentando limpar sua barra após a destruição da Estrela da Morte com o Imperador. Dentro do novo cânone a revista se passa entre Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca. Com roteiro de Kieron Gillen, arte de Salvador Larroca e cores de Edgar Delgado, a revista mostra basicamente Darth Vader em uma briga de egos, uma vez que ele tenta burlar as ordens do Grand General Tagge, designado pelo Imperador para conduzir as principais ações do Império, em afronta aos últimos erros do vilão.

Não sendo suficiente tamanha humilhação ao vilão, o Grand General Tagge designa o Tenente Oon-Ai para reportar todas as ações de Darth Vader, mesmo que ele mostre-se sem interesse aos planos de Tagge. Em uma batalha contra aliados dos Rebeldes, Vader encontra uma forma de incriminar o Tenente Oon-Ai, o que coloca em dúvida a gestão de seu responsável, o General Tagge. A revista ainda explora fatos já apresentados na primeira edição, como a contratação de caçadores de recompensa para duas missões secretas, onde uma delas é localizar o piloto responsável pela destruição da Estrela da Morte, que tanto tem chamado atenção do vilão, por seu poder. Sua busca por Luke Skywalker é colocada em segundo plano nesta edição, dando lugar à parte de sua vingança ao nomeado pelo Imperador para seguir seus passos.

A segunda parte focada na Princesa Leia (Princess Leia, publicada nos EUA em abril de 2015) é o primeiro contato com uma publicação protagonizada pela personagem. Com roteiro de Mark Waid, arte de Terry Dodson e cores de Jordie Bellaire, vemos a Princesa Leia precisando lidar com o luto da morte de seus pais e liderando os sobreviventes de Alderaan com a ajuda do General Dodonna. Após sua participação nos planos de destruição da Estrela da Morte, Leia torna-se uma das procuradas pelo Império, com uma alta recompensa, o que reforça os cuidados da Aliança Rebelde em proteger sua Princesa. Essa não é a única preocupação dos Rebeldes, que precisam encontrar uma nova base, uma vez que o Império já conhecem sua atual localização. A publicação se desenvolve basicamente mostrando a Princesa procurando uma função dentro da Rebelião, já que está sendo poupada, mas conhecendo sua personalidade, ela elabora um plano com a ajuda da relutante Evaan, que sairá em uma missão secreta com Leia.

O novo mix apresentado pela Editora Panini é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os ambos os personagens, Darth Vader e a Princesa Leia e serve como um importante tapa buraco de anos de história que separam os filmes de Star Wars. O trabalho da Disney em parceria com a Marvel Comics entrega uma publicação fiel ao espírito da franquia, que mostra um futuro promissor. Basta acompanhar o desenvolvimento de alguns acontecimentos que estão sendo apresentados nas duas edições da revista. Algo grande está por vir.

Nota: ✩✩✩✩✩

Título: Star Wars: Darth Vader #2
Editora: Panini
Roteiro: Kieron Gillen e Mark Waid
Arte: Salvador Larroca e Terry Dodson
Criador: George Lucas
Sinopse: Ele já foi Anakin Skywalker. Agora, atende pelo temido nome de Darth Vader, o lorde sith que foi responsável pela morte de Ben Kenobi e de diversos outros jedi. Entretanto, ele tem um desafio à frente: se redimir da destruição da Estrela da Morte e, ao mesmo tempo, localizar e eliminar o jovem rebelde que foi fundamental na batalha de Yavin.
Lançamento: Setembro/2015
Valor: R$ 6,90

Leia mais sobre Star Wars