Cinema

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca | Crítica

O quinto episódio da franquia Star Wars foi lançado em 1980 e apesar de sua fraca recepção em relação aos outros filmes da franquia, O Império Contra-Ataca apresenta tramas e personagens que seriam lembradas pelos fiéis fás da franquia. De fato o filme foca excessivamente na relação conturbada entre Leia e Han Solo, na busca de Luke em tornar-se um Jedi, perdendo um pouco da essência aventuresca fortemente trabalhada no Episódio IV e que tornaria, marca registrada da franquia. Esse foco não deturpa o resultado final do Episódio V, mas algumas tramas poderiam ter recebido menos destaque, para não parecerem propositalmente clichês.

A trama do filme situa-se três anos após a destruição da Estrela da Morte, com a Aliança Rebelde em uma nova base e desta vez sentindo na pele as consequencias por afrontam o Império. Nesta altura do campeonato, outros motivos são colocados à mesa, não apenas o engajamento dos Rebeldes em destruir o Império, mas sim a fixação de Darth Vader por um certo Luke Skywalker, que tem demonstrado forte na Força e que até mesmo o mestre sombrio, consegue sentir tão poder.

A Aliança Rebelde monta sua nova base em Hoth, um planeta gelado que não tem contribuído para o desenvolvimento do movimento, não oferecendo apenas risco pelo excessivo frio, mas pelo desconhecimento sobre o planeta. Luke é o primeiro a sentir na pele, ao ser atacado com seu Tauntaun, por um Wampa, um monstro da neve. Até então, o desconhecimento dos Rebeldes sobre possíveis formas de vida no planeta, acabam resultando na possível primeira baixa. No momento de dificuldade Luke, tem uma visão de Obi-Wan Kenobi que o instrui a seguir para o planeta Dagobah onde deveria passar por treinamento com Yoda, um poderoso mestre Jedi.

Darth Vader segue em busca da Aliança Rebelde, descobrindo sua nova base e preparando um ataque com único objetivo, localizar Luke. O lorde sombrio já tem conhecimento que o jovem é o filho de Anakin Skywalker, ou seja, seu filho. O Imperador fornece essa informação à Vader e o plano inicial, agora se abstém em duas opções: a morte de Luke ou aceitar o lado sombrio da Força.

O Império Contra-Ataca apresenta algumas decisões criativas equivocadas, tornando o filme vítima de algumas críticas negativas. Neste filme há uma excessiva tentativa do roteiro em enfiar goela abaixo, o relacionamento de Leia e Han Solo. O problema não está no romance, mas sim na forma piegas em que é construído, sobrando até mesmo para Luke, em uma das cenas mais controversas da franquia que até hoje não encontraram uma explicação plausível, para o beijo dado por Leia em Luke, mesmo com George Lucas, sabendo exatamente onde cada personagem deveria chegar o beijo entre irmãos, foi uma recorrência gratuita, sem relevância a trama.

É inegável que o filme, apresenta momentos que são lembrados com grande carinho pelo público e que se tornaram símbolos da cultura pop, como a cena de Han Solo sendo congelado e que se tornou um dos ápices da franquia. Há ainda a inserção de novos equipamentos nos filmes, como máquinas de guerras do Império e as novas naves de combate da Aliança Rebelde, entre eles: os AT-AT Walker e os novos Speeders. Em meio ao início do romance entre Leia e Han Solo, ambos são traídos por Lando Calrissian, um antigo conhecido de Solo, que se esperava ser um esforço, mas que acaba fazendo uma aliança com Darth Vader para garantir seus interesses pessoais.

Com alguns erros, O Império Contra-Ataca acaba sendo vítima de decisões equivocadas que interferem no desenvolvimento do filme, em contrapartida o filme apresenta momentos icônicos à toda franquia. O treinamento de Luke Skywalker e sua interação com Yoda são momentos que fazem com que os erros na produção tornem-se irrelevantes. A atuação do trio principal: Carrie Fisher, Mark Hamill e Harrison Ford está melhor do que na produção anterior, dando mais consistência aos seus respectivos, até mesmo quando são traídos pelo roteiro, com diálogos descartáveis, mas não perde sua essência como um bom entretenimento.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca
Título Original: Star Wars: The Empire Strikes Back
Estúdio: 20th Century Fox | LucasFilm
Lançamento: 21 de Julho de 1980
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker e Frank Oz
Duração: 2h4min
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Leigh Brackett, Lawrence Kasdan e George Lucas
Produção: Gary Kurtz

Leia mais sobre Star Wars