Livros

Star Wars: Império e Rebelião – O Fio da Navalha, de Martha Wells | Resenha

Ao longo de 40 anos é inegável a importância da Princesa Leia no Universo de Star Wars. A franquia criada por George Lucas acabou criando um ícone feminino, chamado Leia, por toda sua força e perspicácia é desde então um dos rostos mais lembrados da franquia. Lançamento da Editora Universo dos Livros, através do selo Universo Geek, Império e Rebelião: O Fio da Navalha escrito por Martha Wells é lançado no Brasil e apresenta uma das melhores histórias da Princesa Rebelde. O livro faz parte de uma duologia chamada Empire and Rebellion (Império e Rebelião) lançada nos Estados Unidos entre setembro de 2013 e março de 2014 (Empire and Rebellion: Honor Among Thieves é escrito por James S. A. Corey).

A Princesa Leia sempre exerceu um papel diplomático nas publicações e filmes de Star Wars, além de ser uma excelente defensora pela liberdade da Galáxia em função de tudo que o Império desejava desde então. Badass pode ser a melhor palavra que descreva a personagem eternizada pela atriz Carrie Fisher e em O Fio da Navalha isso fica ainda mais evidente.

O livro começa exatamente pós-consequências da Batalha de Yavin (ou simplesmente conhecida como A Batalha da Estrela da Morte), que resulta na destruição da primeira Estrela da Morte e a ascensão da Aliança Rebelde, até então repreendida pelo Império. Ainda que o livro não seja considerado cânone, temos em mãos uma das melhores aventuras escritas para a personagem. É interessante como o foco está todo voltado à ela, bem como outras personagens femininas que são apresentadas especialmente para contar esta história.

Mas qual seria afinal a motivação do livro? A Princesa Leia e Han Solo lideram um grupo da Aliança Rebelde em uma missão. Mesmo saindo vitoriosos da Batalha de Yavin, uma série de dificuldades se desencadeia desde então. Com a destruição de Alderaan, uma nova base da Aliança está sendo construída no planeta Holt, conhecido por ser um planeta gelado e com condições inferiores à base anterior da Aliança Rebelde. O Fio da Navalha desenvolve-se mostrando a importância das personagens femininas da franquia, uma vez que a Princesa Leia, ainda conta com interações: Alia Terae (pirata humana), Anakaret (twi’lek fêmea contrabandista), Aral Tukor Viest (capitã pirata, lorrdiana fêmea) e Caline Metara (capitã da Aegis, mulher humana).

É importante lembrar que está não é uma aventura solo da Princesa Leia e que personagens, como: Luke, Han Solo e Chewbacca desempenham um papel importantíssimo para o desenvolvimento do livro, abordando-os em suas melhores formas, já que suas interações são bem construídas pela autora, tornando a leitura agradável e fluída. A narrativa em terceira pessoa é essencial e assertiva fazendo com que as cenas escritas pela autora, sejam facilmente assimiladas pelos leitores.

A destruição de Alderaan exerce grande influência para o desenvolvimento uma vez que causa a motivação de alguns personagens, que tornam-se piratas e buscam motivações entre a batalha da Aliança Rebelde e Império. Isso é interessante pois demonstra que há algo além desta guerra de ideais que move a Galáxia. Isso seria uma prova que não apenas de Rebeldes e Império gira a franquia criada por George Lucas. Ainda que ao longo de suas mais de 350 páginas, essa rixa interplanetária sirva como principal pano de fundo do livro.

Publicação do selo Legends de Star Wars, Império e Rebelião – O Fio da Navalha eleva a importância das personagens femininas da franquia, sendo um grande empoderador da relevância de personagens como protagonistas de boas publicações que demonstrem a potencialidade de histórias interessantes como estas, certamente um acerto da Editora Universo dos Livros em publicar o primeiro livro desta duologia.

Nota: ✩✩✩✩

Título: Star Wars: Império e Rebelião – O Fio da Navalha
Editora: Universo Geek (Universo dos Livros)
Título Original: Empire and Rebellion: Razor’s Edge
Autora: Martha Wells
Tradução: Felipe CF Vieira
Ano de Publicação: 2017
Capa: Brochura
Valor: R$ 44,90
Quantidade de Páginas: 352
Sinopse: Quando Rebeldes se chocam com Renegados, é o Império que pode proclamar a vitória final. São tempos de desespero para a Aliança Rebelde. A perseguição do Império e a escassez de suprimentos vitais estão atrasando a construção de uma nova base secreta no gelado planeta Hoth. Quando mercadores da Orla Média oferecem preciosos materiais, a Princesa Leia Organa e Han Solo lideram uma delegação da Aliança para negociar um acordo. [LEIA MAIS]

Livro cedido para Resenha pela Editora Universo dos Livros (selo Universo Geek).

Leia mais sobre Star Wars