Quadrinhos

Star Wars: Legends #1 | Crítica

Star Wars: Legends #1, publicada pela editora Panini em setembro de 2014 acompanha a Aliança Rebelde em busca de um novo lar. Os acontecimentos da revista se passam logo após a Batalha de Yavin (conhecida como a Batalha da Estrela da Morte). A batalha culminou na destruição da primeira Estrela da Morte e a morte de diversos membros da Aliança Rebelde (Garven Dreis e Jon Vander) e do Império (Grande Moff Wilhuff Tarkin, Almirante Motti e General Cassio Tagge).

O mix da publicação conta com duas histórias publicadas pela Dark Horse Comics. Entre elas as duas primeiras edições da revista Star Wars publicadas em janeiro e fevereiro de 2013, com roteiros de Brian Wood e arte Carlos D’Anda. E a última história da publicação foi lançada em agosto de 2011 pela editora, Star Wars – Dark Times: Out of the Wilderness #1 com roteiro de Randy Stradley (Mick Harrison) e arte Douglas Wheatley.

As duas histórias do mix da revista mostrarão a busca da Aliança Rebelde por um novo planeta que possa abrigar sua nova base e possa oferecer suprimentos suficientes após a destruição de Alderaan, destruída pelo Império, causando a morte de diversos, entre eles os pais da Princesa Leia. A Aliança Rebelde precisa lidar com a idéia de haver um informante ou simpatizador do Império entre eles, uma vez que diversos acontecimentos levam a esta suspeita. Isso fica mais evidente quando um destróier estelar, armados com ogivas entram no caminho dos Rebeldes para destruir a equipe responsável pelo primeiro reconhecimento de uma possível nova base. A operação é liderada pessoalmente pela Princesa Leia e Luke Skywalker.

Mon Mothma rapidamente aciona Leia Organa para definirem suas próprias ações em busca de sua nova base e desta vez arquitetam um plano em que Mothma não quer ser responsabilizada pelo insucesso e visando que as informações sobre o plano não sejam vazadas ao suposto informante do Império. Com isso Leia Organa passa a responder a si mesmo, por meio de uma tecnologia de segurança do C3PO, onde pacotes de dados de encriptação e segurança militar são programados para responder aos códigos pessoais e vocais de Leia.

Caberá agora a Leia organizar uma nova equipe capaz de não deixar rastros nem para a própria Rebelião. São selecionados: Rus Kal de Durkteel, Prithi de Chalacta, Falback Kord de Tinnel 4, Tess Alder de Corellia, Ardanna Cinn e Gram Cortess de Alderaan. A equipe será liderada por Wedge Antilles, Leia e Luke. Além de contarem com novos X-Wings que podem ficar fora das sondagens da Aliança Rebelde.

Ainda há uma misteriosa missão que será realizada por Han Solo e Chewbacca sob os comandos de Mon Mothma. A missão não é revelada na publicação, mas sabe-se que ambos precisam seguir há um dos pontos de encontro da Aliança Rebelde, mas novamente são atacados pelo Império, com isto pouco sabemos sobre o que realmente aconteceu. Outro personagem que tem uma breve história desenvolvida neste arco é Darth Vader, que após a destruição da Estrela da Morte irá perder o controle de sua nave para o Coronel Bircher. Designado pelo Imperador em uma nova missão, Darth Vader precisa deixar sua nave aos comandos de outro, o que não agrada em nada ao vilão.

Em Dark Times: Fora da Escuridão, segundo mix de histórias da publicação, uma intensa busca por Dass Jennir, movimentando boa parte da publicação. Um dos poucos Jedi’s sobreviventes da Ordem 66, ele uni-se aos nosaurianos para estar longe inicialmente do Império. A história mostra a busca incessante pelo personagem, mas pouco explica qual o verdadeiro intuito, além do fato de ser um Jedi, se este é o real motivo pela busca do personagem.

Star Wars: Legends 1 apresenta um mix interessante de histórias do Universo Expandido de Star Wars. Mesmo sem ligação oficial com a atual linha de tempo da franquia, apresenta uma história concisa que tem tudo para se desenvolver nas próximas edições. O roteiro e arte impressionam nesta primeira edição que revela um pouco mais do que está por vir. Se você busca uma história do Universo Expandido é uma boa opção.

Nota: ✩✩✩

Título: Star Wars: Legends #1
Editora: Panini
Roteiro: Brian Wood e Randy Stradley (Mick Harrison)
Arte: Carlos D’Anda e Douglas Wheatley
Criador: George Lucas
Sinopse: Após a destruição da Estrela da Morte, os rebeldes são perseguidos pelo Império por toda a galáxia. Suspeitando da existência de um espião em suas fileiras, a princesa Leia forma em segredo um esquadrão X-Wing – e conta com Luke Skywalker para investigar e expor o inimigo, enquanto Han Solo e Chewbacca são enviados em uma missão secreta… Volte aos tempos mais sombrios – e até então desconhecidos da história de Star Wars -, quando o Império expandia seus domínios e Darth Vader caçava implacavelmente os Cavaleiros Jedi por toda a galáxia!
Lançamento: Setembro/2014
Valor: R$ 8,20

Leia mais sobre Star Wars