Um novo filme sobre a turnê mundial Renaissance de Beyoncé será lançado nos cinemas em dezembro, enquanto as redes de cinema trabalham para preencher o restante da programação de sucessos do ano após as greves em Hollywood1. A AMC (AMC), maior rede de cinemas do mundo, confirmou a notícia na segunda-feira, fazendo com que as ações subissem inicialmente 1% no início do pregão antes de reverter os ganhos1. O lançamento do filme de Beyoncé será mais um evento bem-vindo para os cinemas, já que a greve dos roteiristas de quase cinco meses causou várias interrupções na programação de lançamentos1.
Impacto cultural e potencial de receita
O filme da turnê Renaissance será exibido nos EUA, Canadá e México a partir de 1º de dezembro1. A presença de Beyoncé no calendário de filmes é um grande impulso para a bilheteria norte-americana, que ainda está se recuperando da pandemia e viu menos lançamentos nos últimos anos, levando a menos vendas de ingressos2. “O impacto cultural, o aprimoramento da marca e, é claro, o potencial de geração de receita são claramente um fator motivador na decisão de optar por um lançamento teatral em vez de um lançamento em streaming”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore2.
Estratégia de conteúdo alternativo
Os cinemas têm exibido shows ao vivo ou gravados há mais de um ano e começaram a discutir possibilidades de conteúdo alternativo há dois anos, mas a escala de Taylor Swift e Beyoncé certamente está trazendo mais atenção a essa estratégia2. “Será difícil encontrar outros atos dessa escala, mas há muitos artistas que estarão em turnê no próximo verão e os cinemas provavelmente estarão entrando em contato para agendar filmes de shows para preencher quaisquer lacunas na programação de lançamentos do verão de 2024”, disse Alicia Reese, analista da Wedbush2.